-
Arquitetos: Mateo Arquitectura
- Área: 22200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Aldo Amoretti, Marie-Caroline Lucat
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ESMA (Ecole Supérieure des Métiers Artistiques) está localizada no terreno de um antigo quartel do exército, mais precisamente no pátio de armas.
Edificações militares a serem reaproveitadas e novos volumes a serem construídos conformarão um novo bairro. Contornamos o pátio de armas, respeitando as grandes árvores em seus limites, definindo um pátio aberto e coletivo. O volume, apesar de sua rigidez, visa se adaptar ao local.
O programa é complexo e muito atrativo, uma pequena cidade condensada: uma grande praça interior, um restaurante, um grande espaço técnico (cenário de filmagem, salas de aula e espaços acadêmicos juntamente com as habitações, os espaços esportivos, etc.). Uma pequena cidade com atividades acadêmicas, de lazer e residenciais. O projeto tenta criar essa condensação vital de forma ordenada e livre.
O volume é duro, repetitivo, fechado para a rua e aberto para o seu pátio interior. Feito de concreto maciço, se torna mais acolhedor com as diferentes texturas e cores que nos oferece. Mais áspero e escuro em contato com o solo e mais suave e claro à medida que sobe em direção ao céu.
A massa protege e controla a sua relação com o sol através de brises, toldos ou persianas. Especialmente nos espaços acadêmicos tentamos atingir diferentes graus de luminosidade, as salas, por exemplo, devem apresentar a opção de serem mais opacas.
Sua imagem foi pensada em relação às grandes árvores e aos edifícios que a rodeiam.
A edificação é construída quase inteiramente de concreto. A aparência final impecável é um resultado possível, mas geralmente requer atenção e cuidado. Martine Varlet, técnica especialista em concreto, especializada no tratamento e reparação estética de fachadas, foi a responsável por estes cuidados.